
Guerra Civil Espanhola
Com o crescimento da economia, cresceu também o movimento operário. Após a fundação da primeira sociedade operária em Barcelona (1840), o movimento ganhou força e se espalhou pelo país. Desde o início, e principalmente na Catalunha, a principal região industrial de Espanha, o anarquismo tornou-se a tendência política mais difundida entre os trabalhadores
Com a grave crise econômica da década de 1929, o Rei Afonso XIII foi obrigado a exilar-se, com isso proclamou-se a República em 1931, que é conhecida como República de Trabajadores. A partir disso a esperança era que a Espanha seguisse o caminho das outras nações ocidentais, fazendo uma reforma que separasse o Estado da Igreja, além da liberdade de expressão e organização sindical. O clima ruim foi motivado pela intensificação da luta de classes, principalmente entre anarquistas e direitistas que provocou inúmeros assassinatos políticos o que contribuiu para criar uma situação de instabilidade que afetou o prestígio da frente popular. Apesar de terem perdido as eleições, os direitistas começaram a conspirar contra o governo recebendo o apoio de militares e dos regimes fascistas (de Portugal, Alemanha, e Itália). No dia 18 de julho de 1936 o General Francisco Franco insurge o exército contra o governo Republicano.
Essa guerra foi protagonizada por dois grupos: Os republicanos que representavam a união das esquerdas espanholas (socialistas, comunistas e anarquistas), contavam com o apoio internacional da URSS e das brigadas nacionais (conjunto de unidades militares compostas por voluntários estrangeiros) e os nacionalistas conservadores (de direita), representados pelo exército liderado pelo General Franco, pela Igreja, latifundiários e a burguesia. Esses tiveram o apoio do nazifascismo.
Havia um desequilíbrio das forças combatentes pelo fato de que a falange era composta pelo exército, a Igreja, e os latifundiários, enquanto a frente popular, como diz o nome, era composta por grupos separatistas e esquerdistas, a superioridade militar do General Franco foi o fator decisivo para vitória dele sobre a República. Tem início uma ditadura direitista que duraria 36 anos, até a morte de Franco. A Frente Popular é derrotada e a Espanha perde mais de quatrocentas mil vidas. Seis meses depois, o mundo é envolvido na Segunda Guerra Mundial.


(Cartaz da Frente Popular)


Compare as fotos a cima, levando em conta os aspectos modernistas e cubistas da época.

